PROMEA EM VER PAULO FELIX SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL DIA DO PROFESSOR EDUCAÇÃO CONECTADA NA Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz Tempo de Aprender Painel nacional de Leitura HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL EM REGINA CELIA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL 20 de novembro – Dia da Consciência Negra Pré-matrícula Online CIDADE DE JAPERI Volta às aulas 2024 TODA ESCOLA CONAE 2024 32 ANOS JAPERI EM PROF CELITA RODRIGU?S RIO GUANDU NOVA BELÉM REALIZAÇÕES FECTMAT 2023

Transparência

REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL

image-1

Caro educador,

É com enorme satisfação que entregamos-lhe a primeira edição unificada do Referencial Curricular Municipal, um valioso instrumento didático-pedagógico construído a partir de um longo processo democrático e participativo, que envolveu profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Educação e professores especialistas de todas as áreas de conhecimento.

Para a elaboração do presente Referencial, considerou-se as inovações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sem, contudo, renunciar às concepções educacionais adotadas pela Rede de Ensino de Japeri, que tem como prioridade o desenvolvimento global do aluno e sua preparação para um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Por se tratar de um documento norteador do fazer pedagógico, a Secretaria Municipal de Educação não poupou esforços para que houvesse uma ampla participação dos professores do nosso Sistema de Ensino. Sendo assim, dividimos o processo de elaboração em inúmeras etapas, que contaram com formações sobre as exigências da BNCC, encontros e debates dentro das Unidades Escolares, abertura de um período para contribuições através de fichas de acréscimo, solicitação de indicação de professores representantes de cada área de conhecimento e um encontro final para a estruturação e redação do Referencial.

A partir da adoção e utilização diária do Referencial Curricular Municipal, esperamos que todos os envolvidos no processo de ensino possam entendê-lo como um suporte pedagógico, não devendo, em absoluto, ser tomado como uma estrutura inflexível ou acabada. Estaremos sempre nos adaptando às exigências sociais, políticas e econômicas que permeiam a educação de crianças, jovens e adultos. Esperamos que o compartilhamento de esforços favoreça o domínio dos conhecimentos de que nossos alunos necessitam para crescerem como cidadãos críticos e conscientes.

Coordenação Pedagógica
SEMED

Baixar Arquivo

Última atualização - 14/12/2023 - 15:12

Publicado por:SEMED-JAPERI