NA EM VER PAULO FELIX EM PROF CELITA RODRIGU?S Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL EM REGINA CELIA DIA DO PROFESSOR RASTRO DO RISO CIDADE DE JAPERI REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL TODA ESCOLA E M DARCILIO AYRES DIA DO PROFESSOR 31 ANOS JAPERI Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência FECTMAT SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RIO GUANDU NOVA BELÉM 20 de novembro – Dia da Consciência Negra

E M BERNARDINO DE MELO

Histórico da Unidade Escolar

A Escola Municipal Bernardino de Melo foi inaugurada em 20 de outubro de 1943.

Esta Unidade Escolar recebeu esse nome em homenagem ao ilustre Bernardino José de Mello Júnior que nasceu na Villa de Iguaçu em 20 de outubro de 1867, filho do Comendador Bernardino José de Souza e Cypriana Maria Soares de Mello, esta filha do patriarca Francisco José Soares, fundador do Município de Iguassú em 15 de janeiro de 1833 e D. Carlota Joaquina Soares, devido às obras realizadas em prol da comunidade da época, transformando a Nova Iguaçu de hoje na Capital da Baixada Fluminense. (Japeri foi distrito de Nova Iguaçu, emancipando-se em janeiro de 1991).

No biênio  2010/2011 a escola foi totalmente remodelada, sendo reinaugurada em 09/02/2011, contamos hoje com 15 (quinze) salas de aula, refeitório, cozinha, dispensa, almoxarifado, banheiro dos alunos, banheiro dos professores,  sala de orientação, sala dos professores, gabinete da direção, secretaria, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, auditório, quadra esportiva coberta e pátio .

Nossa Escola está localizada próxima ao centro do município e temos alunos de todas as camadas sociais.  A comunidade é muito participativa e está sempre integrada às atividades que a Escola promove.

A Escola conta com os programas Mais Educação e Escola Aberta.

 

 

Histórico da Banda Escolar

 

Nome da Banda: Banda Fanfarra Bernardino de Melo

Participantes: 30 integrantes

Maestro: Andre Luiz Firmino

A banda foi constituída através do Programa Mais Educação, e teve o seu início no ano de 2013.

Através do ensino de uma atividade ligada as artes, sobretudo, a música, tem-se a constituição de atributos referentes a identidade cultural e social que definem o estudante como ser cidadão, proativo na sociedade escolar e em seu grupo de convivência.

Fonte