MATRÍCULAS 2023 Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência 20 de novembro – Dia da Consciência Negra TODA ESCOLA CIDADE DE JAPERI REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL 31 ANOS JAPERI Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz EM VER PAULO FELIX EM PROF CELITA RODRIGU?S DIA DO PROFESSOR RASTRO DO RISO NA HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL FECTMAT RIO GUANDU NOVA BELÉM EM REGINA CELIA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Alimentação Escolar

Setor de Alimentação Escolar

O Setor Municipal de Alimentação Escolar (Semae) é responsável por gerenciar a alimentação em todas as unidades da rede municipal de ensino, em observância às normas gerais - estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação, bem como pela transferência dos recursos financeiros para a aquisição de gêneros alimentícios. O FNDE é órgão que coordena o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de bons hábitos alimentares, além de, suprir, no mínimo, 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos matriculados na educação básica.

O repasse é feito diretamente ao município, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), pelo FNDE, e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Atualmente o setor conta com sete nutricionistas que atendem todas as escolas municipais. Elaboram os cardápios para o mês que é diferenciado, para atender a realidade da unidade escolar está inserida: rural, urbana, de tempo integral e de educação infantil.

Função:

- Fornecer gêneros alimentícios á 100% dos alunos matriculados nas escolas regulares, conforme cardápio elaborado pelo SEMAE.
- Promover o monitoramento, controle e fiscalização preventiva nas escolas.
- Garantir o fornecimento de alimentos com padrão de qualidade nutricional e de segurança alimentar.
- Planejamento, incluindo o cardápio e o cronograma de entrega.
- Avaliar periodicamente a aceitabilidade dos cardápios das escolas

Acesse

Link da publicação

Publicado por:SEMED-JAPERI