ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO CONECTADA FECTMAT 2023 Tempo de Aprender Pré-matrícula Online Volta às aulas 2024 DIA DO PROFESSOR HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL 32 ANOS JAPERI 20 de novembro – Dia da Consciência Negra EM PROF CELITA RODRIGU?S RIO GUANDU NOVA BELÉM REALIZAÇÕES SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz NA Painel nacional de Leitura CIDADE DE JAPERI CONAE 2024 EM REGINA CELIA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL TODA ESCOLA EM VER PAULO FELIX PROMEA

Escolas

ESCOLA MUNICIPAL ETIENE

image-1

Toda escola tem a sua história, e com a nossa não é diferente. Sua história começa assim... Era uma vez uma escolinha que funcionava na casa da professora Eloína Anchieta Santos, e como essa "escolinha" cresceu bastante, a prefeitura percebeu a necessidade de fundar uma escola oficial naquele bairro. Então, em 29 de março de 1993, nossa escola foi oficializada com o nome Escola Municipal São Jorge, em homenagem ao bairro ao qual a escola se situa.

Era uma escola pequena, com apenas duas salas de aula. Sua primeira diretora foi a professora Cleonice da Silva Mendes.

No dia 30 de junho de 2000 foi inaugurado o prédio onde a escola funciona atualmente. Nesse período a diretora da unidade escolar era a professora Etiene de Souza Oliveira, que veio a falecer no mês de outubro de 2001 e por esta razão, em novembro de referido ano, a Escola Municipal São Jorge passou a ser chamada Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, em memória a ex-diretora.

Deste período até os dias de hoje tivemos ainda cinco diretoras gerais: as professoras Jocineide da Silva Ribeiro Januário, Miriam Alves, Jocinéia Satyro Saldanha, Gisele Carla Souza Teixeira e atualmente as professoras Carmem Lucia Rodrigues Nogueira da Silva e Célia Regina Geanizelle Santana como adjunta. Nossa escola possui 69 funcionários e funciona em três turnos, atendendo a um total de 907 alunos, divididos entre Educação Infantil, 1º segmento do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Após uma grande reforma e ampliação a unidade escolar foi reinaugurada em 30 de abril de 2009.

 

Biografia de Etiene de Souza Oliveira

 

Nascida em 24 de outubro de 1956 em Japeri no Rio de Janeiro, filha de Severino Paulino de Oliveira e de Elza de Souza Oliveira, Etiene de Souza Oliveira era a irmã do meio, de uma família de cinco irmãos.

Passou sua infância em Engenheiro Pedreira , no município de Japeri, onde cursou o Ensino Fundamental no Educandário Padre Anchieta. Formou-se professora no Instituto de Educação Santo Antônio (IESA) no município de Nova Iguaçu.

No ano de 1974 iniciou sua carreira profissional no Centro Educacional Universo em Engenheiro Pedreira , trabalhando com uma classe de Educação Infantil. Nesse mesmo ano prestou concurso público para o magistério do Estado do Rio de Janeiro e foi aprovada. Ingressou então no Colégio Estadual João Santos Souto onde trabalhou com o 1º segmento do Ensino Fundamental.

Etiene tinha paixão por sua profissão. Era muito perfeccionista, adorava desenhar e pintar.

No ano de 1981 casou-se com Paulo Fernandes, após seis anos de namoro. O casal teve um filho, Ramiro Oliveira Fernandes.

Em 1994 foi aprovada no concurso público da Prefeitura Municipal de Japeri, indo trabalhar como professora na antiga Escola Municipal Washington Luiz, atual Escola Municipal Celita Rodrigues.

No ano de 1998 foi convidada para ser diretora da antiga Escola Municipal São Jorge. Trabalhou com muito amor e dedicação. Falava que a escola era como um filho para ela.

Iniciou o curso superior em História, mas não houve tempo para concluí-lo. Vítima de câncer, no dia 11 de outubro de 2001 perdemos esta grande professora que tanto contribuiu com a formação de vários cidadãos. Em novembro do referido ano, a Escola Municipal São Jorge passou a ser chamada Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, em memória a ex-diretora.

Fonte: Kátia de Souza Oliveira (irmã).

Última atualização - 15/10/2016 - 12:10

Publicado por:SEMED-JAPERI