Quem Somos

SEMED

Secretaria Municipal de Educação -  SEMED é um órgão da administração direta, responsável pelo ensino básico  (Educação Infantil e Ensino Fundamental), assistência ao educando e  administração  escolar, no âmbito do sistema municipal de ensino. Atualmente, a SEMEC compreende 33 escolas: 4 escolas de Educação Infantil e 29 as de Ensino Fundamental, 7 na zona rural e 26 na zona urbana com o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos - EJA em 5 escolas . 

A  Secretaria atende 14.494 alunos, sendo 1.959 da Educação Infantil,  11.279 de Ensino Fundamental e 1.401 da EJA. O corpo docente é  formado por --- professores. Em 2017, foi registrado índice 90,00% de  aprovação dos alunos, evasão de apenas 0,99% e distorção idade série de 7,41%.

A SEMED desempenha o papel de capacitar  professores, dotando-os de meios e condições para cumprir o ofício de ensinar  bem, sabendo ouvir e estimular o aluno a desenvolver o gosto pelo estudo, pela  leitura, pelas tarefas escolares e pelas avaliações.

As escolas da rede pública municipal de ensino  seguem padrões adequados de infra-estrutura física e realizam projetos que  auxiliam no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado de uma política de inclusão  social, a Secretaria Municipal de Educação - Semed busca garantir  melhores condições de acesso à educação aos portadores de necessidades  especiais.

A Secretaria realiza também diversas parcerias em esporte, cultura,  assistência social e saúde, de forma a garantir o desenvolvimento integral do  aluno. Com isso podemos assegurar, com satisfação, que  o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas municipais de Japeri cresce,  renova-se e amplia-se. A prova está nos elevados índices de aprovação; no baixo  percentual de reprovação; na redução da distorção idade-série e no vigoroso  crescimento das vagas.

Mais que tudo, está no reconhecimento público da  comunidade japeriense, que confia à Semed o futuro de seus filhos, num renovar  permanente do compromisso com a educação de qualidade, atestada pelas medições  de rendimento e efetividade instituídas pelo Governo Federal, seja em  comparação com o Sudeste brasileiro ou ainda com o conjunto do país.

Fonte