HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Volta às aulas 2024 NA PROMEA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz EM REGINA CELIA EM PROF CELITA RODRIGU?S 20 de novembro – Dia da Consciência Negra SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA CONAE 2024 TODA ESCOLA CIDADE DE JAPERI Painel nacional de Leitura RIO GUANDU NOVA BELÉM DIA DO PROFESSOR FECTMAT 2023 32 ANOS JAPERI REALIZAÇÕES EM VER PAULO FELIX Tempo de Aprender Pré-matrícula Online

Geografia

Energias Renováveis

image-1

A produção de energia elétrica é essencial para o desenvolvimento das atividades industriais. As fontes energéticas mais utilizadas são as não renováveis: petróleo, carvão mineral e gás natural, correspondendo a, aproximadamente, 87% de toda a energia utilizada no planeta. O grande problema é que além de serem prejudicais à natureza, as reservas que existem irão se exaurir e demorarão milhões de anos para que novas reservas sejam formadas.

Nesse contexto, surge a necessidade do desenvolvimento de fontes alternativas de energia renovável, que não agridem o ambiente e que sejam inesgotáveis na natureza. Várias pesquisas estão sendo desenvolvidas a fim de proporcionar alternativas de energias “limpas” e renováveis, e sua utilização está se expandindo. Atualmente as fontes renováveis mais utilizadas são:

Biomassa: obtida através da queima de material orgânico (vegetal, animal, micro-organismos), ou óleo e gases que vêm da fermentação ou da decomposição.

Energia Hidráulica: captada a partir da movimentação natural de água na terra, podendo ser obtida através do fluxo dos rios, das marés ou das ondas do mar.

Energia Eólica: a energia elétrica é proporcionada através do movimento de massas de ar (vento), captadas por hélices ligadas a geradores. Esse processo é caracterizado pelo aproveitamento da energia cinética dos ventos em energia mecânica que, por sua vez, é convertida em eletricidade.

Energia Solar: a eletricidade é obtida através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente transformada em eletricidade.

Energia Geotérmica: consiste na produção de energia calorífera gerada pela temperatura interna do planeta. Sua captação necessita de uma estrutura para a perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, além de tubulações específicas.

Conforme dados divulgados em 2008 pela Agência Internacional de Energia, as fontes energéticas renováveis correspondem a 13% da energia usada no mundo, estando dividida da seguinte forma: biomassa (9,7%), hidráulica (2,6%), outras (geotérmica, solar, eólica e térmica): 0,7%.

A utilização dessas fontes renováveis de energia vem crescendo, entretanto, esse processo ocorre lentamente e não acompanha o aumento da demanda, visto que elas são mais caras e a instalação de usinas necessita de profissionais extremamente qualificados.

 

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco

Última atualização - 18/11/2022 - 00:11

Link da publicação

Publicado por:Prepara Enem