REALIZAÇÕES PROMEA Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz FECTMAT 2023 HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Pré-matrícula Online CIDADE DE JAPERI REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Volta às aulas 2024 20 de novembro – Dia da Consciência Negra Tempo de Aprender ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EDUCAÇÃO CONECTADA EM VER PAULO FELIX SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA DIA DO PROFESSOR CONAE 2024 TODA ESCOLA Painel nacional de Leitura EM PROF CELITA RODRIGU?S RIO GUANDU NOVA BELÉM 32 ANOS JAPERI EM REGINA CELIA

Artigos

Democracia na gestão da escola

image-1

A participação das famílias na educação formal dos estudantes pode ir muito além do acompanhamento de boletins e de conversas com professores. O envolvimento direto dos pais no dia a dia da escola, acompanhando questões ligadas à administração e ao ensino, pode ser vital para a melhoria da educação - e os conselhos escolares são ótimas formas de fazer isso acontecer.

“Por meio do conselho é possível envolver a comunidade e estimulá-la a acompanhar os estudos dos seus filhos e o que está acontecendo na escola,” conta Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do Ministério da Educação.

Um exemplo bem sucedido é o da escola de educação infantil Sarah Victalino Gueiros, no município de Vila Velha (ES). Com o estímulo da secretaria de Educação do município, os professores do colégio tomaram a iniciativa, convocaram a comunidade e criaram um Conselho Escolar no colégio. Mais de 200 pais participaram das primeiras votações. Agora, os integrantes do conselho deliberam juntos sobre questões que vão do plano pedagógico à merenda servida no colégio. “Sem um conselho, é impossível ter uma escola pública de qualidade”, diz a diretora da escola, Lidia de Vargas Araujo. “Não sei como eu conseguiria trabalhar sem o conselho lado a lado comigo”.

O Conselho é formado por representantes de todos os grupos envolvidos com a educação: funcionários e professores da escola, pais e outros membros da comunidade. Ao trazer todos os interessados para discussão e tirar as decisões da mão de poucos, ele transforma a escola em um ambiente mais democrático e transparente.

A seguir, entenda como os Conselhos Escolares funcionam, porque eles são essenciais para uma boa gestão escolar e porque você deve aderir.

Última atualização - 15/10/2016 - 13:10

Publicado por: