V FECTMAT 2025 EM REGINA CELIA 20 de novembro – Dia da Consciência Negra REALIZAÇÕES ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Pré-matrícula Online Painel nacional de Leitura RIO GUANDU NOVA BELÉM NA PROMEA EM VER PAULO FELIX REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Tempo de Aprender EM PROF CELITA RODRIGU?S CIDADE DE JAPERI SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TODA ESCOLA CONAE 2024 DIA DO PROFESSOR EDUCAÇÃO CONECTADA 21ª Feira de Ciência e Tecnologia 34 Anos de Japeri - RJ


28 de outubro dia do servidor público

image-1

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
 
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
 
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
 
Os servidores públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais e federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, entre outras.
Parabéns servidores públicos! 
 
Uma homenagem aos servidores públicos que se dedicam a servir o município para o bem da população.

Link da publicação

SEMED-JAPERI