20 de novembro – Dia da Consciência Negra Painel nacional de Leitura EM VER PAULO FELIX HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL RIO GUANDU NOVA BELÉM EM PROF CELITA RODRIGU?S PROMEA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL CIDADE DE JAPERI REALIZAÇÕES EM REGINA CELIA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Tempo de Aprender NA Pré-matrícula Online TODA ESCOLA CONAE 2024 EDUCAÇÃO CONECTADA 21ª Feira de Ciência e Tecnologia DIA DO PROFESSOR SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FECTMAT 2023


Professores da educação infantil de Japeri participam do Curso LEEI – “Leitura e Escrita na Educação Infantil”

image-1

A Prefeitura de Japeri aderiu ao programa, assumindo esse compromisso com a educação municipal, no propósito de melhorar a alfabetização das crianças

Com o objetivo de desenvolver o trabalho de linguagem oral e escrita em alunos das creches e pré-escolas, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil”.  E nesta quarta-feira, (25), 80 professores desta modalidade educacional compareceram à Escola Municipal Bernardino de Melo para cumprir um dos encontros, que acontecerão a cada 15 dias por 10 meses.

As aulas são ministradas por duas formadoras selecionadas por um processo seletivo nacional. Os educadores trocaram experiências sobre a primeira etapa da Educação Básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças de até cinco anos

A articuladora municipal do projeto, em Japeri, Edilene Paula dos Santos, explicou que as formadoras vão incentivar os professores a desenvolverem as habilidades de comunicação e ampliar o vocabulário das crianças, além do pensamento lógico,  capacidade de concentração e a disciplina. 

“É um momento muito importante para o nosso município. Estou muito feliz de poder participar e presenciar tantos professores buscando aprender mais sobre a leitura e escrita na formação infantil”, falou Edilene. 

A formadora do curso, Arari Maria Fernandes, é  pedagoga pela UERJ e  pós graduada em educação especial. Já Janete Francisco da Rosa Rodrigues, que é formada em Letras – Português / Literatura pela UFF com especialização em gestão escolar, salientou que a intenção do curso é trabalhar a leitura inserida no cotidiano escolar e a troca de experiências entre os professores. 

“Através da leitura as crianças trabalham a criatividade, aprendem a mexer com as emoções e novos termos, onde manifestam suas angústias, sua visão de mundo através do que interpretam”, disse Arari. 

Compartilhando a importância do aperfeiçoamento da Educação Infantil, Janete Francisco da Rosa Rodrigues é uma das formadoras do curso e gestora da creche José Severino. Ela é graduada em Português / Literatura pela UFF, com especialização em gestão escolar e cursos de aperfeiçoamento em educação infantil. Janete entende que crianças com uma formação básica bem estruturada conseguem chegar preparadas para outras etapas escolares.

“Acreditamos que a alfabetização infantil é a fase mais importante do ensino, preparando a criança para as próximas etapas escolares. O trabalho dos professores na educação infantil é de suma importância para os pequenos. Durante esta etapa, eles aprendem letras, cores, números e a segurar o lápis”, disse a educadora. 

A professora da Escola Municipal Professora Etiene de Souza, Poliana Tavares, 39, está motivada com essa atualização profissional. A educadora é formada em neuropsicopedagogia e pós graduada em gestão escolar, 

“Conforme surgem novas demandas e propostas, os professores precisam estar sempre se atualizando para fazer o melhor, ter um olhar mais amplo as necessidade dos alunos. A educação infantil é diferente. É preciso se aprofundar numa visão nova para melhorar o convívio e o ambiente escolar”, disse Poliana.

Link da publicação

SECOM-JAPERI



  • image-1
  • image-1
  • image-1
  • image-1
  • image-1
  • image-1