20 de novembro – Dia da Consciência Negra TODA ESCOLA EDUCAÇÃO CONECTADA Pré-matrícula Online EM PROF CELITA RODRIGU?S PROMEA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Painel nacional de Leitura CIDADE DE JAPERI NA CONAE 2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz EM REGINA CELIA Volta às aulas 2024 FECTMAT 2023 32 ANOS JAPERI HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL REALIZAÇÕES DIA DO PROFESSOR Tempo de Aprender EM VER PAULO FELIX RIO GUANDU NOVA BELÉM ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL


Adesão ao Educação Conectada vai até 6 de novembro

image-1

Os gestores e diretores de escolas de todo o País terão mais tempo para aderirem à Política de Inovação Educação Conectada (Piec) de 2023, que garante recursos para contratação de serviço de acesso à internet e implantação de infraestrutura de Wi-Fi que distribua o sinal pelos ambientes escolares, entre outros benefícios. Como o ciclo dessa Política é anual, quem não aderir a ela só poderá receber novos recursos em 2024. O prazo para a adesão e o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF/Piec) foi adiado até segunda-feira, 6 de novembro, às 23h59.

O Educação Conectada faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, cujo objetivo é apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. No anexo da Portaria n° 33/2023, é possível encontrar a lista de itens que podem ou não ser adquiridos com o recurso: serviço de manutenção de internet, equipamentos ou cabeamento; software de segurança; computador, notebook ou cloudbook para uso de estudantes, docentes ou administradores; tablet, projetor multimídia, SmartTV de 32 ou 42 polegadas, entre outros.

Este ano, o Educação Conectada recomenda que a verba seja usada prioritariamente para contratação de serviço de acesso à internet e implantação de infraestrutura de Wi-Fi para distribuição do sinal pelos ambientes da escola.

Passo a passo – Para garantir os recursos, os gestores escolares deverão acessar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo, com seu CPF e senha, e realizar os seguintes passos: acessar o módulo “Educação Conectada”; formalizar a adesão da escola por meio da assinatura digital do termo de adesão; responder às perguntas de monitoramento; e elaborar o PAF, definindo como planejam usar os recursos disponíveis.

Aqueles que tiverem dúvidas no processo de adesão poderão acessar o Tutorial Piec 2023 PDDE, criado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC com orientações gerais. Outra opção é solicitar apoio do articulador do seu estado ou município.

Após o encerramento do período de adesão e realização do PAF, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) irão analisar as inscrições, considerando os critérios de elegibilidade da Política e a situação de regularidade no PDDE. Apenas escolas em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Portaria n° 33/2023 estarão aptas a receber o recurso.

Medidor Educação Conectada – Além de responder às perguntas de monitoramento e realizar o PAF, é responsabilidade das escolas a instalação do Medidor Educação Conectada em um dos computadores da unidade usados em atividades pedagógicas. A ferramenta é essencial para o monitoramento da qualidade da internet no País. A instalação dura cerca de 5 minutos e pode ser concluída sem a necessidade de um técnico de TI.

Use o Código Inep — código concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — para, se possível, escolher o computador conectado à internet via cabo. Acesse o site do Medidor Educação Conectada e clique na aba “Downloads e Manuais” para baixar o programa de acordo com o sistema operacional do computador — Windows ou Linux.

Abra o arquivo e siga as instruções para instalá-lo. Depois, mantenha o computador ligado por, pelo menos, 6 horas para que o programa realize a primeira medição de velocidade.

Caso precise de ajuda, há tutoriais de instalação na aba “Downloads e Manuais”.

Escolas Conectadas – A adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas pelas secretarias de educação está aberta no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), sem prazo de finalização. Os estados e municípios que não fizerem a adesão não serão priorizados nos novos investimentos de conectividade do governo federal.

Fonte: MEC

Link da publicação

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/Novembro/adesao-ao-educacao-conectada-vai-ate-6-11