FECTMAT 2023 CONAE 2024 DIA DO PROFESSOR RIO GUANDU NOVA BELÉM REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz CIDADE DE JAPERI Tempo de Aprender 20 de novembro – Dia da Consciência Negra PROMEA REALIZAÇÕES Painel nacional de Leitura Pré-matrícula Online HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL EM VER PAULO FELIX NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL TODA ESCOLA EDUCAÇÃO CONECTADA 32 ANOS JAPERI SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Volta às aulas 2024 EM PROF CELITA RODRIGU?S EM REGINA CELIA


Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

image-1

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: MEC auxilia estados e municípios na elaboração do PATe
Estados e municípios que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada já podem acessar o sistema para elaboração do Plano de Ações do Território Estadual (PATe) e aderir às ações de formação disponibilizadas na ferramenta. Também podem demonstrar interesse em utilizar os materiais complementares, elaborados para atender as especificidades de cada território, e que serão reproduzidos com assistência financeira do Ministério da Educação (MEC), via Plano de Ações Articuladas (PAR). As ações ficarão disponíveis para os entes federados até o dia 29 de setembro, no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), módulo CNCA.

O PATe é um instrumento para auxiliar o PAR, que tem como objetivo promover o regime de colaboração federativa. Além disso, o Plano levanta e consolida as demandas do território estadual por ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada a serem implementadas pelos estados em parceria com os municípios, com apoio técnico e financeiro da União.

As ações de formação apresentadas no módulo CNCA do Simec são para educação infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita (professores, gestores escolares e equipes pedagógica); e ensino fundamental – anos iniciais (professores, gestores escolares e equipe pedagógica).

As formações e os materiais complementares disponíveis no PATe expressam um planejamento de demanda. São um suporte para que o estado possa, via PAR, solicitar apoio financeiro para realização das ações de forma colaborativa e atender a todos os municípios que demonstrarem interesse em realizar a ação em regime de colaboração.

O processo de preenchimento do PATe teve relevante apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com mobilização e informações qualificadas alcançando todas as redes.

PATe – Com vigência anual, o Plano de Ações do Território Estadual foi instituído pelo MEC como instrumento auxiliar do quarto ciclo do PAR 2021-2024 para a implementação de ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em regime de colaboração tripartite, entre União, estados e municípios, para atendimento das demandas do território estadual. Cabe ao MEC disponibilizar o sistema para elaboração do Plano de Ações do Território Estadual por estados e municípios; coordenar a gestão do PATe em nível nacional; estabelecer o cronograma anual do Plano e disponibilizar recursos financeiros para assistência financeira voluntária e suplementar para atendimento das demandas do PATe, por meio do PAR.

Fonte: MEC

Link da publicação

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/setembro/mec-auxilia-estados-e-municipios-na-elaboracao-do-pate