HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL 32 ANOS JAPERI ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL Volta às aulas 2024 Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz REALIZAÇÕES FECTMAT 2023 Pré-matrícula Online RIO GUANDU NOVA BELÉM CONAE 2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 20 de novembro – Dia da Consciência Negra PROMEA EM VER PAULO FELIX CIDADE DE JAPERI Tempo de Aprender DIA DO PROFESSOR EM PROF CELITA RODRIGU?S TODA ESCOLA EDUCAÇÃO CONECTADA EM REGINA CELIA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL NA Painel nacional de Leitura


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

image-1

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data de reflexão sobre as desigualdades sociais que ainda persistem na população brasileira, como evidencia o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado no último dia 13, com dados referentes ao ano de 2018.

O estudo aponta que, no mercado de trabalho, pretos e pardos representam 64,2% dos desempregados e 66,1% dos chamados subutilizados, quando a pessoa trabalha menos horas do que poderia. O rendimento médio mensal dos brancos, de R$ 2.796 é 73,9% superior ao de pretos e pardos, R$ 1.608.

Negros também estão mais expostos à violência, segundo o estudo. Em todos os grupos etários, a taxa de homicídios deste grupo superou a dos brancos. Em 2017, a taxa de homicídios para pretos ou pardos de 15 a 29 anos, por exemplo, chegou a 98,5, ante 34 dos brancos.

Na educação, o percentual de estudantes de 18 a 24 anos pretos ou pardos cursando nível superior chegou a pouco mais da metade: 50,3%. Uma pequena vitória, pois negros representam 55,6% da população brasileira.

20 de novembro é um dia de luta por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceitos. Viva o Dia da Consciência Negra.

Link da publicação

https://www.bancariosma.org.br/