EM PROF CELITA RODRIGU?S CONAE 2024 EDUCAÇÃO CONECTADA EM VER PAULO FELIX 20 de novembro – Dia da Consciência Negra 32 ANOS JAPERI PROMEA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM REGINA CELIA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL CIDADE DE JAPERI Volta às aulas 2024 RIO GUANDU NOVA BELÉM REALIZAÇÕES NA DIA DO PROFESSOR Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz FECTMAT 2023 Pré-matrícula Online HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Tempo de Aprender TODA ESCOLA REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL Painel nacional de Leitura


Um professor de Rio Preto entre os 10 melhores do mundo

image-1

O diretor rio-pretense Diego Mahfouz Faria Lima é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize - em tradução livre Prêmio Professor Global, considerado o Nobel da Educação. O anúncio foi feito por Bill Gates nesta terça-feira, 13, e a premiação do campeão ocorrerá em março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A mobilização e a dedicação do diretor para resgatar a escola municipal Darcy Ribeiro, no Santo Antônio, de um cenário de tráfico e violência, em 2014, é o que o leva à premiação.

"Fiquei muito contente e ao mesmo tempo surpreso porque são projetos muito bons de 50 finalistas e estar entre os 10 é incrível já que são pessoas renomadas, que fazem a diferença em suas escolas. Estarei representando o Brasil em algo tão grandioso", disse o gestor.

Após o reconhecimento nacional, Diego segue para ser reconhecido mundialmente. "O maior prêmio que eu tenho hoje, em relação à minha vida pessoal e profissional, é ver tantos jovens deixando o mundo das drogas e violência, buscando na escola essa transformação de vida. A escola hoje é uma uma grande referência para a comunidade não só pelas questões educacionais, mas também uma ajuda para os pais lidarem com os filhos."

Diego, que assumiu interinamente em 2014 a direção do Darcy Ribeiro, até então uma das escolas mais problemáticas da cidade, ganhou projeção nacional ao concorrer com outros 5,6 mil educadores de todo o Brasil na disputa pelo prêmio Educador Nota Dez. Ele convenceu os jurados com o projeto "(In)disciplina: regras claras sempre". Segundo ele, a evasão escolar no Darcy Ribeiro despencou de 202 estudantes para dois alunos, em 2014. Outro feito, afirmou o diretor, foi reduzir a violência na escola que registrava 60 ocorrências por semana, por causa de brigas, vandalismo, incêndios, porte de arma e tráfico de drogas até entre alunos.

Transformação

O fato é que quem estuda na Darcy Ribeiro reconhece a transformação que o diretor promoveu. O estudante Luiz Gustavo Adão, de 14 anos, conta que sofria bullying e que foi através da mediação promovida pelo diretor que conseguiu ter um dia a dia tranquilo para o aprendizado. "Ele fez com que eu gostasse de ir para a escola. Quando a gente tem um problema ele nos ajuda. Todos os alunos gostam dele".

Ana Carolina Pinheiro Correa, 14 anos, estudava na escola estadual Professor Felício Miziara e, depois que Diego assumiu a gestão, ela se transferiu para a unidade escolar que é no mesmo bairro em que mora. "Aqui era perigoso demais e eu tinha medo. Depois que o Diego passou a ser diretor tudo mudou e minha mãe decidiu me passar para cá. Foi a melhor coisa, estudo perto de casa e o ensino aqui está tão bom quanto era no Miziara".

Foi a partir de uma gestão participativa com mediação de conflitos, tutoria, mudança no modelo de avaliações, projetos extra-curriculares e atividades aos finais de semana que o diretor transformou, com o apoio da comunidade, o espaço físico e as relações no ambiente escolar.

Mãe de dois alunos que estudam na escola Darcy, Angela Gonçalves Coelho, 38 anos, afirma que a gestão é um incentivo para o bom desempenho escolar dos filhos. "Eles participam mais das aulas. O diferencial é que ele incentiva e motiva os jovens. Me lembro que a escola era uma bagunça em todos os aspectos, hoje é outra coisa".

Pilares

O segredo para a boa gestão na escola que refletiu no bom comportamento dos alunos é apoiado em quatro pilares, como enumera Diego: "trazer a comunidade para dentro da escola para se sentir pertencente à escola, dar voz aos alunos e torná-los protagonistas de todo o processo de aprendizagem, incentivar a cultura da paz, do diálogo e do ouvir dentro da escola e, sem dúvida, esse amor e essa dedicação que eu tenho é um grande diferencial".

Os profissionais que trabalham na escola ressaltam o ambiente favorável para a realização das atividades. "O Diego está sempre pensando no bem-estar de todos, alunos, professores, funcionários e da própria comunidade. Ele não mede esforços para ajudar a todos", disse a professora de português Gabriela Pedroso Cardoso. Já o inspetor Eduardo Santana Bertoco destaca a dedicação do gestor. "Ele é o primeiro a chegar e o último a sair. Ele resolve na hora quando apresentamos um problema, assim criou um ambiente melhor para o trabalho".

Para a supervisora de ensino Maristela Mota dos Santos Amaro, que toma conta de sete unidades escolares, a transformação da escola em pouco tempo a surpreendeu. "Não só a transformação do espaço físico, da organização e da limpeza, mas o que nos chama a atenção é a transformação dos alunos, os professores em condições de lecionar. Os projetos dele trouxeram alegria e dinamismo para a escola. Ele não só se compromete com o trabalho como se envolve com os problemas e tenta resolvê-los, independente de estarem ligados à parte pedagógica".

Link da publicação

DIÁRIO DA REGIÃO