TODA ESCOLA Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz 32 ANOS JAPERI EM VER PAULO FELIX RIO GUANDU NOVA BELÉM REALIZAÇÕES REFERENCIAL CURRICULAR MUNICIPAL ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE JAPERI SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PROF CELITA RODRIGU?S HISTÓRIA NEGRA NO BRASIL Tempo de Aprender EDUCAÇÃO CONECTADA EM REGINA CELIA Pré-matrícula Online PROMEA FECTMAT 2023 CONAE 2024 Painel nacional de Leitura Volta às aulas 2024 20 de novembro – Dia da Consciência Negra DIA DO PROFESSOR


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

image-1

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é uma data de reflexão sobre as desigualdades sociais que ainda persistem na população brasileira, como evidencia o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado no último dia 13, com dados referentes ao ano de 2018.

O estudo aponta que, no mercado de trabalho, pretos e pardos representam 64,2% dos desempregados e 66,1% dos chamados subutilizados, quando a pessoa trabalha menos horas do que poderia. O rendimento médio mensal dos brancos, de R$ 2.796 é 73,9% superior ao de pretos e pardos, R$ 1.608.

Negros também estão mais expostos à violência, segundo o estudo. Em todos os grupos etários, a taxa de homicídios deste grupo superou a dos brancos. Em 2017, a taxa de homicídios para pretos ou pardos de 15 a 29 anos, por exemplo, chegou a 98,5, ante 34 dos brancos.

Na educação, o percentual de estudantes de 18 a 24 anos pretos ou pardos cursando nível superior chegou a pouco mais da metade: 50,3%. Uma pequena vitória, pois negros representam 55,6% da população brasileira.

20 de novembro é um dia de luta por uma sociedade mais igualitária, justa e sem preconceitos. Viva o Dia da Consciência Negra.

Link da publicação

https://www.bancariosma.org.br/